Quantidade de Páginas visitadas

Vivenciando as Brincadeirias do Passado










PROJETO: VIVENCIANDO AS BRINCADEIRAS DO PASSADO





OBJETIVO: Mostras às crianças como seus pais e avós brincavam, ou seja, relembrar as brincadeiras do passado com o intuito de que elas percebam que os brinquedos atualmente (principalmente os eletrônicos) não são totalmente benéficos para elas.





METODOLOGIA: Para realizar esse projeto, os alunos da 8ª série B, foram divididos em grupos de três pessoas. Cada grupo ficou encarregado de pesquisar e desenvolver uma brincadeira folclórica. Muitos dos brinquedos foram confeccionados manualmente e com materiais simples.





JUSTIFICATIVA: O projeto foi realizado com o fim de mostrar às crianças do mundo atual, como eram as brincadeiras de infância de seus antepassados. E também para relembrar a importância de brincar para o mundo infantil, pois atualmente, 90% dos brinquedos das crianças são eletrônicos e apenas 10 % são brinquedos comuns, e isso é um aspecto bastante negativo. São inúmeros os riscos que o uso abusivo dessas ferramentas podem provocar em crianças e adolescentes. Dentre esses:


-perturba o desenvolvimento sadio físico, intelectual, e psíquico;


-produz isolamento social;


-exige um autocontrole e discernimento que eles ainda não têm;


-provoca dores de cabeçam no pescoço e nos ombros;


-obesidade;


-distúrbios do sono;


-agressividade.


Sem dúvida nenhuma, essas tecnologias são grandes invenções da humanidade, mas quando percebemos que seu uso está indo contra as boas relações interpessoais, sabemos que algo está errado. E por isso resolvemos realizar esse projeto, para mostrar às crianças que essas novas tecnologias estão trazendo vários “prejuízos” para elas mesmas. E que também é bastante prazeroso brincar com esses brinquedos simples.





AGRADECIMENTO: Os alunos da 8ª série B, do período vespertino do Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes, juntamente com a professora Carla Vanuza, agradecemos a atenção, o comportamento e a interação por parte dos alunos das 5ª séries deste Estabelecimento de Ensino.





ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:


cinco marias


pular corda


amarelinha


elástico


batata-quente


morto-vivo


vai e vem


pé de lata


jogo da peteca


bibioquê


pião


yo-yo





Foi feita também a ilustração da música do folclore brasileiro “Asa Branca,”de Luiz Gonzaga para mostrar aos alunos, a realidade do sertão (como ele é, como é a vida nesse local, etc).

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito