Quantidade de Páginas visitadas



Curso Técnico em Informática



A área de informática está no quotidiano do trabalho em todos os setores econômicos e presente em várias etapas do processo produtivo, do comércio e dos serviços exercendo a condição de base para o perfeito funcionamento do sistema. Por outro lado, a informática está presente no cotidiano de todas as pessoas. Assim é uma área que demanda permanente atualização e apresenta uma crescente exigência de trabalhadores qualificados. O uso da informática disseminou-se nos últimos anos, criando a necessidade de profissionais de diversos níveis com capacidades para criar, especificar e manter funcionando sistemas computacionais de tamanhos e características variadas. Profissionais de nível técnico na área de informática são importantes na disseminação e popularização da mesma.
Uma parcela da população jovem que concluiu o ensino médio e que não escolheu ou logrou continuar seus estudos a nível superior e que pretende ingressar no mundo do trabalho com uma capacitação que lhe amplie as possibilidades tem no curso técnico subseqüente a oportunidade de fazê-lo em tempo reduzido.

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DE CURSO



Domina conteúdos e processos básicos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, cultural e das diferentes modalidades de linguagem necessárias para a autonomia intelectual e moral, compreendendo as transformações históricas, econômicas, políticas e sociais de forma a proceder orientado por valores democráticos e solidários que fundamentam o agir ético no exercício da cidadania e na intervenção no mundo do trabalho com competência profissional técnica para empregar ferramentas de informática e prestar suporte na utilização destas, interagindo com outros profissionais colaborando na solução de problemas técnicos da área.


OBJETIVOS

a.Organizar experiências pedagógicas que levem à formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsável na sociedade em que vivem;
b.Oferecer um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional de forma a permitir tanto a continuidade nos estudos como a inserção no mundo do trabalho.
c.Articular conhecimentos científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências educativas.
d.Oferecer um conjunto de experiências teórico-práticas na área de informática com a finalidade de consolidar o “saber fazer”.
e.Formar para o exercício da cidadania, com entendimento da realidade social, econômica, política e cultural do mundo do trabalho, para a atuação de forma ética como sujeito histórico;
f.Proporcionar a formação de um profissional capaz de identificar os elementos básicos da informática, os sistemas operacionais, as diferentes linguagens de programação e os elementos de qualidade de softwares, multimídia, conhecimento técnico para aperfeiçoar e desenvolver a automação das tarefas relacionadas ao cotidiano da vida profissional;
g.Preparar profissional de nível técnico com capacidade par criar e manter projetos de softwares simples;
h.Fornecer ao educando a competência para preparar o ambiente computacional para instalação/operação de sistemas;
i.Formar profissional com competência para especificar sistemas computacionais;
j.Destacar em todo o processo educativo a importância da preservação dos recursos e do equilíbrio ambiental.

MATRIZ CURRICULAR – TÉCNICO EM INFORMÁTICA


MATRIZ CURRICULAR

ESTABELECIMENTO: Col. Est. Antônio Carlos Gomes -EFMP

MUNICÍPIO: Terra Roxa

CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA 

FORMA: SUBSEQUENTE

IMPLANTAÇÃO GRADATIVA A PARTIR DO ANO 2009

TURNO: Noturno

C H: 1.360 h/a 1.133 horas

MÓDULO: 20

ORGANIZAÇÃO: SEMESTRAL

DISCIPLINAS

SEMESTRES

H/A

Horas

T

P

T

P

T

P

Análises e Projetos

2

2

2

2

160

133

Banco de Dados

 -

2

2

-

-

80

67

Fundamentos do Trabalho

 -

2

-

40

33

Fundamentos e Arquitetura de Computadores

2

2

 -

 -

-

-

80

67

Informática Instrumental

1

3

 -

-

-

80

67

Inglês Técnico

2

 -

-

-

40

33

Internet e Programação Web

2

2

2

2

2

2

240

200

Linguagem de Programação

2

2

2

2

2

2

240

200

Matemática Aplicada

2

-

-

40

33

Prática Discursiva e Linguagens

 -

 -

2

-

40

33

Redes e Sistemas Operacionais

2

2

2

2

160

133

Suporte Técnico

2

1

3

2

-

160

133

Total

22

24

22

1360

1133

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito