Quantidade de Páginas visitadas






No dia 30/03/2011, alunos dos Cursos Técnico em Administração e dois Módulos do Curso Técnico em Informática, juntamente com professores e coordenadores reuniram-se na Sala Ambiente do Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes, para assistirem à apresentação feita pelos alunos do 2º Módulo do Curso Técnico em Administração. O trabalho foi desenvolvido na Disciplina de “Administração da Produção e de Materiais” ministrada pelo professor Jair Ferreira de Sales.
O tema abordado foi: “A Importância dos Sistemas de Gestão de Produção”, teve como objetivo apresentar as tendências do sistema de Gestão de Produção, visando identificar sua evolução em diferentes épocas, bem como suas contribuições na construção do processo de organização na Administração de Materiais e de Produção.
Foram apresentados cinco sistemas na seguinte ordem

1 º – Artesanais
2 º - Taylorista – Fordista
Alunos: Cristiano, Rosimeire e Fabiana

3º – Modelo Japonês
4º – Toyotismo
Alunos Haidi e José Roberto

5º – Volvismo
Alunos: Amilton, Cristina e Marcelo

Os recursos audiovisuais utilizados para a apresentação, permitiram que os temas apresentados tivessem uma excelente compreensão.


 

















A organização dos conhecimentos, no Curso Técnico em Administração, enfatiza o resgate da formação humana onde o aluno, como sujeito histórico, produz sua existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura por sua ação criativa.

As práticas profissionais referente ao Curso Técnico em Administração são desenvolvidas de diversas maneiras e ultrapassam as paredes da sala de aula. A transposição didática se pauta em dinâmicas e recursos pedagógicos construídos na didática das disciplinas, numa constante busca de interdisciplinaridade com outras áreas disciplinares e com as mediações pedagógicas vindas da cultura escolar tais como: aulas expositivas dialogadas, leitura, interpretação e análises, pesquisas seguidas de apresentação dos trabalhos, utilização de linguagens como: vídeo, multimídia, palestras, visitas a Feiras de empreendedorismo, empresas, fábricas, organização de Seminários. Busca-se sempre usar métodos e técnicas de ensino que coloquem em prática as diretrizes pedagógicas.
A articulação com o setor produtivo estabelecerá uma relação entre o estabelecimento de ensino e instituições que tenham relação com o Curso Técnico em Administração, nas formas de entrevistas, visitas, palestras, reuniões com temas específicos com profissionais das Instituições conveniadas.

O aluno ao concluir com sucesso, o Curso Técnico em Administração conforme organização curricular aprovada, receberá o Diploma de Técnico em Administração.


PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DE CURSO



Domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar as mudanças, de forma a intervir no mundo do trabalho, orientado por valores éticos que dão suporte a convivência democrática. Tem competência profissional para apoiar ações de planejamento, organização, direção, controle e tomada de decisão, em todas as áreas organizacionais, tanto públicas como privadas realizando tarefas de protocolo, confecção e expedição de documentos, controle de estoque utilizando-se das ferramentas de informática.

OBJETIVOS

a. Organizar experiências pedagógicas que levem à formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsável na sociedade em que vivem;
b. Oferecer um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional de forma a permitir tanto a continuidade nos estudos como a inserção no mundo do trabalho.
c. Articular conhecimentos científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências educativas.
d. Oferecer um conjunto de experiências teóricas e práticas na área com a finalidade de consolidar o “saber fazer”.
e. Destacar em todo o processo educativo a importância da preservação dos recursos e do equilíbrio ambiental.
f. Propiciar conhecimentos teóricos e práticos amplos para o desenvolvimento de capacidade de análise crítica, de orientação e execução de trabalho na área de administração.
g. Formar profissionais críticos, reflexivos, éticos, capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.


































































Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito