Quantidade de Páginas visitadas

 “Não há educação fora das sociedades humanas e não há homens isolados. O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o “ser” do “não ser”, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição.” (Paulo Freire)


O Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes – Ensino Fundamental, Médio e Profissional recebeu esse nome em homenagem ao músico Antônio Carlos Gomes ele foi o mais importante operista brasileiro, com carreira de destaque, principalmente na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala.
A vida de Carlos Gomes se confunde com a história do Brasil. A Monarquia foi o palco perfeito para sua ópera, que, no dizer de José Murilo de Carvalho(1), compunha a própria natureza do Império. Uma vida como espetáculo, marcada pelas transformações de um país que apenas ensaiava sua nacionalidade. Um país de escravos e senhores, um lugar em construção, presente no sonho romântico de O Guarani - em que índios e brancos se unem numa narrativa de amor - ou no abolicionismo retratado em O Escravo, idealizando um país livre da opressão.

A música de Carlos Gomes, de temática brasileira e estilo italiano inspirado basicamente nas óperas de Giuseppe Verdi, ultrapassou as fronteiras do Brasil e triunfou junto ao público europeu. Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas SP, em 11 de julho de 1836. Estudou música com o pai e fez sucesso em São Paulo com o Hino acadêmico e com a modinha Quem sabe? ("Tão longe, de mim distante"), de 1860.






   O Colégio foi criado em março de 1967 com a denominação de Escola Normal de Grau Ginasial. Após a autorização de funcionamento passou a denominar-se Ginásio Estadual de Terra Roxa. Em 1970, mudou sua denominação para Ginásio Estadual Antônio Carlos Gomes. Com o Reconhecimento do Estabelecimento em 1982, passou a se chamar Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes - Ensino de 1º e 2º Graus. Em 1998, alterou sua denominação para Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes – Ensino Fundamental e Médio. A partir de 2006, com a implantação do curso profissionalizante, passou a denominar-se Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes – Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
Temos como finalidade atender aos princípios fundamentais das Constituições Federal e Estadual e a LDB nº 9394/96, ministrar o Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como entidade mantenedora o Governo do Estado do Paraná, representado pela SEED.


Temos como símbolo a Águia que representa visão ampla, espírito de busca, o senso crítico, tão necessário ao homem do nosso tempo.


' Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.'
Augusto Cury


Localização

O Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes - Ensino Fundamental Médio e Profissional, está localizado à Rua Veriano dos Santos Dias, nº 401, no centro da cidade de Terra Roxa - Paraná – Cep: 85990-000.

Está distante do Núcleo Regional de Educação de Toledo, aproximadamente 100Km.

Contato:

trxantoniocarlos@seed.pr.gov.br

Telefone/fax: (44) 3645-1140

Clique no mapa abaixo e saiba como chegar até nosso colégio.




















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito